terça-feira, 17 de maio de 2011

A Promessa de Desenvolvimento

O desenvolvimento e a evolução dos média está relacionado com o aparecimento de novas versões da Internet, com sofware social e a criação do movimento open-source.

Novas Internets, estão a ser desenvolvidas para resolver os pontos fracos da anterior. Pretende-se uma Internet mais segura, que suporte novas tecnologias e que sejam fáceis de usar, assim como, o crescimento da actual Internet World-Wide com aplicação à educação virtual e à distância, de uso fácil, potência/velocidade, custo e conteúdos acessíveis, mais complexas e infalíveis. Sendo a Internet uma ferramenta poderosa, os Governos têm a responsabilidade de financiar e manter tal rede.

Visto que as comunicações mais complexas por computador não são praticáveis, o acesso à Internet baseada na realidade do mundo em desenvolvimento, deve ter em atenção os aspectos económicos e tecnológicos. De acordo com a utilização dada, assim se devem adaptar as ferramentas de comunicação e computadores, com correntes alternadas, em que a energia se poderá obter por molas, pela utilização do teclado, a partir do ar, por movimento ou fricção.
O telemóvel apresenta-se-nos como uma tecnologia de informação muito importante.

O sofware social é, segundo Lefever (citado em Anderson, 2005) uma ferramenta que liga pessoas para o trabalho interior de cada uma delas, pensamentos, sentimentos e opiniões.
Boyd (em Owen, e tal., 2006) define três tipos de interacção: suporte para interacção convencional (para trabalho de equipa entre indivíduos ou em grupo); suporte para feedback social (onde o grupo avalia as participações dos outros); e, suporte para as redes sociais (criam e gerem as relações sociais dos participantes).
Anderson (2005) refere que o sofware social se define segundo as actividades que suporta (possibilidade de reuniões e encontros, apoio e orientação na aprendizagem, diminui erros de comunicação e suporta funções mais complicadas, como sejam as actividades em blogs e a partilha e gestão de ficheiros de grupo. Este tipo de sofware é bastante importante para a interacção em grupos dedicados à aprendizagem, podendo, por vezes, e como refere Dvorak (2006), apresentarem-se como “uma completa perda de tempo”, pois as pessoas querem interagir com os escolhidos sem interferências de “amigos” desconhecidos.

O movimento Open-source, apareceu em resposta a fabricantes de sofware para acabar com o monopólio de certas marcas. Segundo os apoiantes deste sofware, o mesmo está aberto a várias modificações e contribuições e sai a custo reduzido ou nulo. É um movimento apoiado por empresas de renome e em que profissionais experientes em software se encontram envolvidos.
Por existirem vários profissionais envolvidos, individualmente, e onde cada opção é incorporada neste software, é difícil atribuir os direitos de propriedade intelectual, visto que, ninguém é completamente responsável pelo desenvolvimento do sofware.

Bibliografia: Fahy,P. J., (2008), As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online, Athabasca University

Sem comentários:

Enviar um comentário